Toda mamãe, na hora de montar o enxoval do bebê, fica preocupada com a quantidade de detalhes e teme deixar para trás itens de suma importância que possam afetar o bem-estar da criança. Esse sentimento de responsabilidade é normal, já que cuidar de algo tão frágil e dependente como um recém-nascido requer grande dedicação.
Para você que é mãe de primeira viagem e está repleta de dúvidas sobre o quê comprar ou não, chegou ao lugar certo. Hoje vamos te apresentar nossa lista de enxoval completa com itens que partem desde a configuração do quarto do bebê, as roupinhas do guarda-roupa para que sua boa-vinda ocorra da melhor forma.
O enxoval é abrangente: vai desde os móveis para guardar as roupas, ao mordedor, que tranquilizará o bebê diante do nascimento dos primeiros dentes. De fato, a lista é grande e exige planejamento prévio, seja para não esquecer, bem como não gastar com itens desnecessários. O foco deve permanecer nos itens que agregam benefícios e facilitam a rotina do bebê e da mamãe.
O quarto do bebê precisa ser confortável, ao mesmo tempo que consegue armazenar todos os objetos da criança e também oferecer auxílio para sua rotina de cuidados. No quarto, não pode faltar:
*Atenção: O número que antecede a descrição do item refere-se à quantidade disponível recomendada.
O cuidado com a seleção das roupas é importante durante as primeiras etapas de vida de um bebê. São elas quem vão proteger, aquecer e proporcionar conforto para o dia a dia da criança.
É importante tomar ciência da época prevista para o nascimento, pois dependendo da estação sua região pode ser mais fria ou quente, exigindo as roupinhas adequadas. A dica é ter várias opções, das mais quentinhas as mais frescas, garantindo que tenha a opção certa para qualquer cenário.
→ Compre Agora: Kit Body Bebê em Promoção
Devido à fragilidade dos bebês durante as primeiras fases de vida torna-se indispensável investir em bons acessórios para o transporte adequado e seguro, além de acessórios que aumentem seu conforto e proteção.
Com uma média de até 10 amamentações diárias, os recém-nascidos precisam exigem uma série de cuidados em torno da sua rotina de alimentação.
Sim, você consegue fazer praticamente tudo sem nenhum tipo de acessório, mas a dificuldade será maior e o desconforto vivenciado pelo bebê também. Ao lado dos produtos certos você tem praticidade e eficiência na rotina de higiene.
** Importante lembrar que o uso da chupeta não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e também pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois pode acarretar em problemas de fala, deglutição e mastigação. Por isso, consulte seu profissional de confiança antes de tomar qualquer decisão.
A mamãe também precisa dos produtos certos para vivenciar uma rotina mais leve e agradável, afinal, seu corpo muda bastante e exige uma série de novos cuidados.
Não se limite. A lista está dada, mas ela não deve ser seguida como uma fórmula exata. Pelo contrário. Você tem liberdade para acrescentar e até mesmo remover itens que julgar desnecessário ou substituível.
Atenção para a estação. Já tocamos nesse assunto quando listamos as roupinhas, mas é necessário dar ênfase, pois algumas regiões são frias em determinadas épocas do ano e o bebê precisa das roupinhas adequadas para seu conforto. Do contrário, terá de cobri-lo com excesso de cobertores, causando incômodo e irritações.
Montar o enxoval de forma gradativa. Não deixe para fazer as compras tudo de uma vez só ou de última hora. Programe-se para ir comprando aos poucos, começando pela montagem quarto do bebê, acessórios, itens essênciais e, por fim, as roupinhas.
Quantidade de roupas ideal. Difícil dar um número exato que seja condizente com a realidade de todas as mamães. Porém, especialistas da área recomendam pelo menos 6 peças dos principais modelos, como body, mijão e macacão. Lembre-se que os recém-nascidos crescem rápido e que em pouco tempo as roupinhas são perdidas. Importante não exagerar na quantidade de roupas.
Cuidado com acessórios. Roupas para bebês devem ser leves, confortáveis ao toque e seguras à pele. O excesso de adornos, como laços, botões, bolsos e zíperes, por exemplo, podem causar inúmeros incômodos ao bebê, visto que passa todo seu tempo em contato com as superfícies. Além disso, a curiosidade dos pequenos é gigante e qualquer objeto ao alcance das bocas pode ser perigoso, como cordões e laços, por exemplo.
Saída de maternidade é opcional. Saída de maternidade é lindo sim, mas são poucos os modelos que oferecem conforto de verdade para o bebê. É uma peça que surgiu com objetivo mais visual que usual. Opte sempre por versões frescas, sem características adultas, como golas, saias e tecidos sobrepostos que possam causar desconforto.
Fonte(s): Revista Crescer, Cor d'Vida, MommyCare.